[1]Texto: Dia do Senhor 38
[2]Leitura: Salmo 92; Levítico 23.3
Amada congregação do
Senhor Jesus,
Se nós podemos resumir
o livro de Levítico em uma mensagem, então, essa mensagem seria (Levítico
11.45): “Portanto, vós sereis santos,
porque eu sou santo”. Dentre todo gênero humano Deus separou um povo
especial para Ele. O desejo de Deus é que Seu povo viva como santos no mundo. Pois,
a vida santa do povo revela ao mundo a santidade de Deus. Então, quando lemos Levítico
23.3 devemos lembrar-nos dessa mensagem: “Sede
santos, porque eu sou santo”.
O SENHOR tem uma
aliança de graça com Seu povo. Essa aliança tem mandamentos. Um desses
mandamentos, o quarto, estabelece que devemos separar um tempo especial para nosso
descanso e para a adoração ao nome do SENHOR. Por isso, para vivermos como povo
santo de Deus hoje, nós precisamos aprender mais sobre a vontade de Deus
revelada no quarto mandamento. Sendo assim, trago a doutrina
do Senhor no seguinte tema:
O desejo do Senhor é que Seu povo santo obedeça ao
quarto mandamento
O SENHOR Deus
estabeleceu uma semana com sete dias. Esses sete dias foram dados para o bem
dos homens. Contudo, O SENHOR em Levítico 23.3 disse à Sua igreja: “Seis dias trabalhareis...”.
Essa frase nos lembra o quarto mandamento. Como povo santo do Senhor nós temos
seis dias para trabalhar. O SENHOR Deus trabalhou seis dias. Toda criação foi
terminada em seis dias. Com base nisso, então, Deus quer que o homem trabalhe
somente seis dias. Agora, a semana tem
sete dias. Então, resta-nos um dia em nossa semana. O que Deus estabeleceu para
esse dia? O texto diz: “mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa
convocação, nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas”.
O texto nos mostra que
o desejo de Deus é que houvesse um descanso solene no sábado. Agora, os crentes
não deviam ficar em casa no sábado. Eles não dormiriam até tarde, ficando na cama
gostosa, depois de uma semana de duro trabalho. Os crentes também deveriam se
apresentar diante de Deus. O sábado era uma santa convocação. Toda família ia
para o culto, de manhã cedo e no final da tarde (Êxodo 29.38-42; Números
28.2-8). Era uma verdadeira festa semanal de final de semana (veja Levítico 23.1,2). Por
isso, no Salmo 92, o salmista disse (Salmo 92.1,2): “Bom é render graças ao
SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua
misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade”. O Salmo 92 é o cântico
para o dia de sábado. O povo de Deus, de manhã e de noite (final da tarde) ia
para o culto. Quando juntamos o Salmo 92 com Levítico 23.3, então, vemos como a igreja obedeceu particular e publicamente o quarto mandamento.
Imagine o sábado nos
dias da Antiga Aliança: Nenhum membro da igreja deveria ficar em casa, nem nos
seus trabalhos. O comércio fecharia o agricultor não plantaria e nem colheria,
os artesões cessariam seus trabalhos, as mulheres teriam folgas na cozinha. Os
senhores e os escravos, os seres humanos e os animais, os homens e as mulheres,
todos deveriam parar de trabalhar. O povo de Deus deveria cessar de buscar seus
interesses particulares. Toda igreja deveria atender ao descanso solene. Toda
igreja deveria comparecer no culto, na presença de Deus. Chegou o dia de descanso
(a palavra sábado significa cessar, descanso).
O nosso Catecismo fala
do nosso dever particular e público para guardamos o quarto mandamento (veja a
primeira parte da P e R 103). Na primeira parte somos instruídos do nosso dever
particular de manter o ministério do Evangelho e as escolas. O ministério do Evangelho
se refere ao ministério da Palavra e dos sacramentos. As escolas se referem às
instituições que formam os pastores e mestres da igreja.
Agora, quando vamos ao
Antigo Testamento, então, entendemos bem as bases do ensino do catecismo. No
Antigo Testamento a pregação estava nos sacrifícios, nas cerimônias e nas
instruções da lei. Os pregadores no culto eram os sacerdotes. Então, especialmente
no sábado, Deus usava a pregação e os pregadores para ensinar Seu povo a ser
santo.
Agora, de onde vinha a
manutenção da pregação e dos pregadores?
O SENHOR Deus
estabeleceu que o povo devesse sustentar a pregação e os pregadores. O povo
devia separar o melhor, as primícias, das bênçãos que recebiam do SENHOR, para que
fosse mantido o ministério do Evangelho. Essas ofertas deviam ser levadas pelo
povo para a casa do SENHOR (Êxodo 23.19; Deuteronômio 26.2,10; Salmo 50). No
sábado esse dever era dobrado, pois as ofertas deviam ser dobradas (Números 28.9,10).
Sendo assim, o sustento ao ministério do evangelho e aos sacerdotes tinha a ver
com o quarto mandamento também. No Novo
Testamento esse dever não mudou (Mateus 10.10; 1ª Coríntios 9.1-7; Gálatas 6.6;
1 Timóteo 5.17,18). Sendo assim, não é estranho o Catecismo colocar, no ensino
sobre o quarto mandamento, o nosso dever de sustentar o ministério do Evangelho
e as escolas. Pois, Deus estabeleceu que sem o ministério do Evangelho e sem
pregadores não pode haver igreja, não há culto, não há o dia do Senhor. Então,
hoje, a obediência ao quarto mandamento põe sobre a igreja o dever de sustentar
o ministério do Evangelho e as escolas cristãs.
O Catecismo coloca
também nosso dever publico de ir à igreja (veja a continuação da primeira parte
da R 103). A palavra “igreja” se refere ao lugar onde os santos se reúnem para
cultuar a Deus. A minha casa não é o lugar onde devo estar, enquanto a igreja
está congregada! É meu dever como cristão me dirigir onde Deus está sendo
adorado em Espírito e em verdade.
O Catecismo ressalta um
dia especial para nos congregarmos com nossos irmãos. Devo ir à igreja “...
especialmente no dia de descanso...”. Sabemos que o sábado judeu encontrou seu
fim em Cristo. O sábado do sétimo dia apontava para Jesus Cristo que é o Senhor
do Sábado. Em Cristo fomos feitos novas criaturas. Cristo nos resgatou do
domínio do pecado e do diabo. Em Cristo temos a revelação do Deus criador e
redentor. Em Cristo temos o nosso sábado, nosso descanso, pois, o jugo dEle é
suave e o fardo dEle é leve. Mas, apesar de Cristo ter abolido o sétimo dia para
ser o dia de descanso, ainda hoje os cristãos tem um novo dia especial. O sábado
na Nova Aliança é o domingo (dominicus – Dia do Senhor). De Cristo a igreja
recebeu o domingo e há dois mil anos ela mantém esse dia como o Dia do Senhor
(Apocalipse 1.10).
No Catecismo
aprendemos que o mandamento nos ensina a, especialmente no dia de descanso,
sermos diligentes para irmos à igreja. Ser diligente é ser zeloso, ativo,
esforçado. Essa diligência em ir à igreja de Deus é para ouvirmos à Palavra de
Deus, participar dos sacramentos, para invocarmos publicamente ao Senhor e para
socorrermos os necessitados com nossas ofertas. Esta é uma clara instrução
sobre como santificar nossas vidas, obedecendo o quarto mandamento. Essa
obediência na vida particular e na vida pública.
Na segunda parte da R
103 temos um aspecto muito importante sobre a guarda do quarto mandamento
(veja): “segundo, para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas
más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar
nesta vida o descanso eterno”. A guarda do quarto mandamento não se limita ao
dia de descanso. Todos os dias, de domingo a domingo, devo parar com tudo que
entristece a Deus. Devo desistir de
todos os meus pecados. De domingo a domingo devo deixar que o SENHOR opere em
mim por Seu Espírito Santo.
O povo de Israel se
esqueceu desse aspecto do quarto mandamento. O povo ia ao culto do sábado com
muitas ofertas até, mas durante os seis dias da semana estava diligente em uma
vida pecaminosa, aborrecendo a disciplina do Senhor, se associando a ladrões, a
adúlteros, com as línguas cheias de fofoca e difamação contra seus irmãos (veja
por exemplo o Salmo 50.16-20). Essa vida ativa no pecado fez Deus abominar os
sábados do Seu povo (Isaias 1.13). O mandamento de Deus para o povo foi (Is
1.16,17): “lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante
dos meus olhos; cessai de fazer o mal”.
Amados irmãos e irmãs,
se não desisto da minha relação com a fofoca, com a malícia, com a maldade, com
a intriga, com a impureza sexual, ou seja, com meus pecados, então, até meu
culto de domingo é uma abominação ao Senhor. Isso aconteceu com os sábados de Israel.
Por isso, pare para pensar no quarto mandamento. O SENHOR Deus quer que você
viva como santo, pois, Ele é santo. Jesus morreu por você. O sangue dEle foi
derramado para purificar e santificar você de todo pecado. Você faz parte do povo
Santo do SENHOR. Então, tem mais motivos e poder do Espírito para viver como membro
do santo povo de Deus. Viva como santo. Não somente vindo aos cultos. Mas, de
domingo a domingo, sendo grato a Deus, buscando uma vida de santidade, cessando
de fazer o mal, se colocando debaixo do Espírito Santo, deixando Deus operar em
você! Quando nessa vida temos uma vida que desiste do pecado e é dominada pelo
Senhor, então, como diz o Catecismo, começamos a provar o descanso eterno. Esse
descanso eterno, como nos ensina Hb 4, é uma realidade futura que Cristo
conquistou para Sua igreja. Esse descanso eterno é reservado para aqueles que
confiam somente em Jesus Cristo; e, por gratidão e verdadeira fé, buscam ser santos
no SENHOR.
Amados irmãos e irmãs,
sendo assim, por amor a Deus e gratidão pela salvação que temos em Cristo,
vivamos como santos no mundo. Esse é o nosso chamado, pois, o nosso Deus Salvador
é santo. Portanto, em Cristo, cumpramos o desejo de nosso Pai Celestial: obedeçamos
ao quarto mandamento em nossa vida particular, em nossa vida pública, na
esperança do descanso eterno, em Cristo Jesus. Amém.
Sermão preparado pelo
Rev. Adriano Gama sobre a doutrina do Senhor ensinada no Catecismo de Heidelberg
Dia do Senhor 38.
[1]
O Catecismo de Heidelberg
Dia do Senhor 38
P.103. O que exige Deus no quarto
mandamento?
R. Primeiro, que o ministério do
evangelho e as escolas cristãs sejam mantidas1 e que eu,
especialmente no dia de descanso, seja diligente em ir à igreja de Deus2 para
ouvir à Palavra de Deus,3 participar dos sacramentos,4 para
invocar publicamente ao Senhor 5 e para praticar a caridade cristã
para com os necessitados.
6 Segundo, para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar nesta vida o descanso eterno.7
6 Segundo, para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar nesta vida o descanso eterno.7
1. Dt 6.4-9; 20-25; 1Co 9.13, 14; 2Tm 2.2; 3.13-17; Tt 1.5. 2. Dt
12.5-12; Sl 40.9, 10; 68.26; At 2.42-47; Hb 10.23-25. 3. Rm 10.14-17; 1Co
14.26-33; 1Tm 4.13. 4. 1Co 11.23, 24. 5. Cl 3.16; 1Tm 2.1. 6. Sl 50.14; 1Co
16.2; 2Co 8; 9. 7. Is 66.23; Hb 4.9-11.
[2] Salmos
92.1 [Salmo. Cântico para o dia de sábado] Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
92.1 [Salmo. Cântico para o dia de sábado] Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
92.2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante
as noites, a tua fidelidade,
92.3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e
com a solenidade da harpa.
92.4 Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
92.5 Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os
teus pensamentos, que profundos!
92.6 O inepto não compreende, e o estulto não
percebe isto:
92.7 ainda que os ímpios brotam como a erva, e
florescem todos os que praticam a iniqüidade, nada obstante, serão destruídos
para sempre;
92.8 tu, porém, SENHOR, és o Altíssimo eternamente.
92.9 Eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os
teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.
92.10 Porém tu exaltas o meu poder como o do boi
selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco.
92.11 Os meus olhos vêem com alegria os inimigos que
me espreitam, e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores que
contra mim se levantam.
92.12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá
como o cedro no Líbano.
92.13 Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos
átrios do nosso Deus.
92.14 Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de
seiva e de verdor,
92.15 para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a
minha rocha, e nele não há injustiça.
Levítico
23.3 Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o
sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do
SENHOR em todas as vossas moradas.
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