sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Obedecer ao Quarto Mandamento Revela Quem é o Verdadeiro Deus da Igreja Cristã

Texto: Dia do Senhor 38 (Catecismo de Heidelberg)
Leitura: Êxodo 20.8-11; Deuteronômio 5.14,15; Levítico 23.3; Neemias 13.15-22

Amada congregação do Senhor,

O trabalho e o divertimento são falsos deuses. E o domingo revela essa servidão e idolatria de modo bem prático. As pessoas tem servido ao trabalho e adorado o divertimento. O comércio não se fecha mais aos domingos. E o domingo se tornou o dia da adoração ao divertimento com o esporte, com a praia, com a tv e com a ociosidade.
Será que não ouvimos:
Tenho que trabalhar aos domingos. Quem vai pôr o pão em minha mesa?
Outros: Ah, ninguém é de ferro! O domingo é o meu dia.”
Então:
Como a igreja pode revelar os falsos deuses do mundo?
Como a igreja pode revelar ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus?
De modo bem prático é: Obedecendo ao quarto mandamento.
O tema de nossa pregação é:

A nossa obediência ao quarto mandamento revela o Verdadeiro Deus ao mundo e a realidade do descanso eterno

Atitudes ensinam. E ensinam mais que palavras.
Vejam o relato de Neemias. O sábado foi feito o dia comercial (Ne 13.15). O servo trabalhava no lagar e no transporte de trigo. O jumento levava a carga. Os comerciantes judeus comercializavam. E comerciantes gentios também (os tírios do v. 16). Os crentes compravam as mercadorias aos sábados. Os nobres, os homens livres e donos do comércio e do agronegócio, promovia o comércio em em Judá (no país) e também em Jerusalém.
E o que esse relato revela?
A aliança do Senhor estava sendo transgredida pela igreja.
O sábado não estava sendo o dia especial de descanso e de adoração ao Senhor. O sábado estava sendo o dia da transgressão da Lei do Senhor.
E Neemias observou o pecado do povo. Mas, ele não apenas observou. Neemias agiu. Ele protestou contra os trabalhadores que desrespeitavam o sábado (v. 16). Neemias foi aos nobres (a classe social livre, os donos de campos e de comércios). E revelou o pecado deles: a profanação do sábado (v. 17). Neemias lembrou aos nobres que fora o desrespeito ao quarto mandamento que trouxera a disciplina de Deus sobre a igreja (v.18). Neemias agiu. Não ficou parado ao ver o pecado. Ele tomou uma atitude contra a quebra do quarto mandamento da Aliança.
E vocês notaram que Neemias começou a agir dentro da igreja?
Ele não foi logo falar com os gentios. Ele protestou contra os servos. E depois contra aos nobres do povo de Deus.
E por quê?
Porque o juízo deve começar na casa de Deus. Foi com a igreja que uma aliança de graça e amor foi feita, a aliança do SENHOR. E o sábado era o sinal dessa aliança.
A igreja já havia apanhado por profanar o sábado. E a igreja na renovação da aliança havia se comprometido em santificar o sábado (veja Ne 10.31). Porém, ela não estava cumprindo seu compromisso pactual. E Neemias alertou aos nobres do perigo de quebrar a aliança e dever pactual de se santificar o dia de descanso (v. 18).
Neemias agiu na igreja. Tomou uma atitude dentro da igreja. Ordenou o fechamento dos portões de Jerusalém para impedir a entrada dos comerciantes no sábado (v. 19). Protestou contra os comerciantes estrangeiros. Enfrentou a teimosia deles. E prometeu punir os comerciantes que ficassem no portão aos sábados (v. 20,21).
Imagine o impacto da atitude de Neemias e da igreja para a vida comercial em Judá e em Jerusalém?
E qual foi o resultado da atitude de Neemias?
Daí em diante não tornaram a vir no sábado” (v. 21).
O comércio cessou aos sábados. E as portas de Jerusalém foram guardadas pelos levitas. E o sábado foi santificado (v.22). A aliança foi protegida da profanação.
A atitude de Neemias ensinou a igreja quem é o Deus dela. E a atitude de Neemias revelou a igreja e ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus, o Criador e Redentor. Pois, qual mandamento explicitamente fala do Deus Criador e Redentor? O quarto. Santifiquem o sábado pois eu descansei no sétimo dia após criar tudo. E santifiquem o sábado pois fostes escravos na terra do Egito. Não são estas as bases do quarto mandamento? São.
A Nova Aliança trouxe mudanças. Ela mudou a relação entre igreja e estado. O dia de sábado não é o mesmo. Na Nova Aliança, pela prática apostólica, o dia de descanso passou a ser o domingo (At 20.7; 1 Co 16,1,2; Ap 1.10). Essa mudança é testemunhada há dois mil anos pela igreja.
A separação entre igreja e estado impede a igreja de impor aos descrentes a guarda do quarto mandamento. Mas, na Nova Aliança a igreja ainda é a igreja. E o quarto mandamento permanece hoje.
Notem o Dia do Senhor 38. O que confessamos no Dia do Senhor 38 do Catecismo? A nossa confissão é que ainda hoje temos que guardar o quarto mandamento.
E como guardamos esse mandamento?
Primeiro, os deveres com adoração pública a Deus. Esses deveres são pessoais. Mas, se exercem publicamente, diante do povo de Deus e do mundo.
O primeiro desses deveres com a adoração é o meu dever pessoal de sustentar o ministério do evangelho e as escolas cristãs.
No Catecismo o ministério do evangelho se refere ao ministério da Palavra, ou seja, tudo que torna possível a pregação do evangelho. E as escolas cristãs são as escolas que formam pastores. Esse dever é tirado do quarto mandamento. Pois, ofertas dobradas era parte da guarda do quarto mandamento (Nm 28.8-10).
E para que eram essas ofertas?
Para manterem o ministério do evangelho. Eram as ofertas que possibilitavam o culto, os sacrifícios, o sustento dos sacerdotes e o sustento da tribo de Levi (veja, por exemplo, Ne 12.44-47; 13.10).
A vinda de Cristo modificou o exercício do ministério do evangelho. Não existe mais o templo, nem sacrifícios sangrentos. E os sacerdotes e a tribo de Levi não são mais os ministros do evangelho. E a tribo de Levi não mais formam os ministros do evangelho para a igreja. Hoje temos os ministros da Palavra. E temos os seminários que formam esses ministros.
E é ensino de Jesus e dos apóstolos que a igreja sustente o ministério da Palavra e forme os ministros desse ministério (Mt 10.10; 1 Co 9.14; Gl 6.6; 1 Tm 5.17,18). Então, quando oferto para o sustento do ministério do evangelho e os seminários estou mostrando o amor e o respeito ao ensino do quarto mandamento.
Dentro de nossos deveres públicos para guardar o mandamento tem o dever pessoal de sermos diligentes (não relaxados) para irmos à igreja. O catecismo diz: “Devo ir à igreja ... para ouvir à Palavra de Deus, participar dos sacramentos, para invocar publicamente ao Senhor e para praticar a caridade cristã para com os necessitados”.
O termo “igreja” se refere ao lugar de adoração. É meu dever ir à igreja para usar os meios de graça (pregação, Ceia e Batismo e oração) e dar ofertas para o socorro dos necessitados (praticar a caridade cristã).
Outra coisa, notem que a fé reformada reconhece que há um dia especial para descansarmos e para adorarmos ao SENHOR. O catecismo diz: “ ir a igreja ... especialmente no dia de descanso ...”. O dia de descanso aqui não é o sábado da Antiga Aliança. É o domingo. Então, é o domingo o dia especial para o descanso e para o serviço de adoração ao Senhor Jesus e da comunhão dos santos.
O catecismo ainda apresenta a segunda exigência do quarto mandamento. Essa exigência não é pública. Mas, é pessoal e diária (por favor, vejam): “...para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar nesta vida o descanso eterno.” Essa parte do catecismo nos lembra o Salmo 50 e Isaías 1.
Esses textos revelam que o SENHOR rejeitou o culto, os sacrifícios e os sábados de Seu povo (Sl 50.16-23; Is 1.13). E o motivo da rejeição foi revelado também: durante a semana o povo vivia em iniquidade.
Vocês podem compreender quando começamos a guardar o quarto mandamento?
É durante a semana.
E o guardar o quarto mandamento é viver a santificação em Cristo. Essa santificação é representada no catecismo como sendo o cessar das más obras e o deixar Cristo operar em você. E nesse viver diário de santificação ao Senhor, como o catecismo diz, nos faz provar o descanso eterno aqui e agora.
Assim o ensino do Dia do Senhor 38 nos revela como devemos exercer nossos deveres públicos e privados de diária adoração ao Senhor Deus, o Criador e Redentor nosso.

Conclusão:

A atitude do mundo, especialmente no domingo, manifesta os falsos deuses do mundo. E obedecer ao quarto mandamento é a nossa atitude prática que revelará ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus. O SENHOR que nos garante o descanso eterno.
E o catecismo termina o Dia do Senhor 38 falando do descanso eterno.
E você já sabe o que é esse descanso eterno?
E o universo recriado e plenamente redimido. É o descanso que nos resta e que vem com Cristo Jesus (Hb 4.9-11).
O Senhor Jesus, no Seu retorno, como nos dias de Neemias, purificará a nova Jerusalém, que é a Igreja de Cristo. Ela será purificada de todos aqueles que não amam os mandamentos do Senhor. A igreja será plenamente purificada de todo o pecado dela. E o mundo anticristão e seus falsos deuses não existirão mais. Acabará a nossa exaustiva luta contra o mundo, contra o pecado e contra o diabo. Essa luta nos causa muito cansaço espiritual aqui. A nossa fadiga física também acabará. Pois, foi a queda que tornou nosso trabalho penoso. A terra toda será recriada e redimida. E nela reinaremos com Cristo Jesus. E nada mais impedirá a nossa adoração plena ao Senhor.
Você pode imaginar esse dia?
Você pode imaginar o descanso eterno que provaremos?
Em Cristo você terá esse descanso eterno. E no seu fiel exercício diário, deixando o Senhor trabalhar em sua vida, então, você já pode provar o descanso eterno aqui.

Creia no evangelho. E receba alento com essa verdade. E continue, por fé e gratidão, fiel ao Senhor obedecendo ao quarto mandamento. E testemunhando ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus, que tem nos garantido o descanso eterno em Cristo Jesus. Amém.
Sermão preparado pelo Rev. Adriano Gama expondo a doutrina bíblica ensinada no Catecismo de Heidelberg, Dia do Senhor 38.


Catecismo de Heidelberg


Dia do Senhor 38


P.103. O que exige Deus no quarto mandamento?
R. Primeiro, que o ministério do evangelho e as escolas cris- tãs sejam mantidas1 e que eu, especialmente no dia de descanso, seja diligente em ir à igreja de Deus2 para ouvir à Palavra de Deus,3 participar dos sacramentos,4 para invocar publicamente ao Senhor 5 e para praticar a caridade cristã para com os necessitados. 6 Segundo, para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar nesta vida o descanso eterno.7
1. Dt 6.4-9; 20-25; 1Co 9.13, 14; 2Tm 2.2; 3.13-17; Tt 1.5. 2. Dt 12.5-12; Sl 40.9, 10; 68.26; At 2.42-47; Hb 10.23-25. 3. Rm 10.14-17; 1Co 14.26-33; 1Tm 4.13. 4. 1Co 11.23, 24. 5. Cl 3.16; 1Tm 2.1. 6. Sl 50.14; 1Co 16.2; 2Co 8; 9. 7. Is 66.23; Hb 4.9-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário