Texto:
Dia do Senhor 38 (Catecismo de Heidelberg)
Leitura:
Êxodo 20.8-11; Deuteronômio 5.14,15; Levítico 23.3; Neemias
13.15-22
Amada congregação do
Senhor,
O trabalho e o divertimento
são falsos deuses. E o domingo revela essa servidão e idolatria de
modo bem prático. As pessoas tem servido ao trabalho e adorado o
divertimento. O comércio não se fecha mais aos domingos. E o
domingo se tornou o dia da adoração ao divertimento com o esporte,
com a praia, com a tv e com a ociosidade.
Será que não ouvimos:
“Tenho que trabalhar aos
domingos. Quem vai pôr o pão em minha mesa?
Outros: Ah, ninguém é de
ferro! O domingo é o meu dia.”
Então:
Como a igreja pode revelar
os falsos deuses do mundo?
Como a igreja pode revelar
ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus?
De modo bem prático é:
Obedecendo ao quarto mandamento.
O tema de nossa pregação
é:
A nossa obediência ao
quarto mandamento revela o Verdadeiro Deus ao mundo e a realidade do
descanso eterno
Atitudes ensinam. E ensinam
mais que palavras.
Vejam o relato de Neemias. O
sábado foi feito o dia comercial (Ne 13.15). O servo trabalhava no
lagar e no transporte de trigo. O jumento levava a carga. Os
comerciantes judeus comercializavam. E comerciantes gentios também
(os tírios do v. 16). Os crentes compravam as mercadorias aos
sábados. Os nobres, os homens livres e donos do comércio e do
agronegócio, promovia o comércio em em Judá (no país) e também
em Jerusalém.
E o que esse relato revela?
A aliança do Senhor estava
sendo transgredida pela igreja.
O sábado não estava sendo
o dia especial de descanso e de adoração ao Senhor. O sábado estava sendo o dia da
transgressão da Lei do Senhor.
E Neemias observou o pecado
do povo. Mas, ele não apenas observou. Neemias agiu. Ele protestou
contra os trabalhadores que desrespeitavam o sábado (v. 16). Neemias
foi aos nobres (a classe social livre, os donos de campos e de
comércios). E revelou o pecado deles: a profanação do sábado (v.
17). Neemias lembrou aos nobres que fora o desrespeito ao quarto
mandamento que trouxera a disciplina de Deus sobre a igreja (v.18).
Neemias agiu. Não ficou parado ao ver o pecado. Ele tomou uma
atitude contra a quebra do quarto mandamento da Aliança.
E vocês notaram que Neemias
começou a agir dentro da igreja?
Ele não foi logo falar com
os gentios. Ele protestou contra os servos. E depois contra aos
nobres do povo de Deus.
E por quê?
Porque o juízo deve começar
na casa de Deus. Foi com a igreja que uma aliança de graça e amor
foi feita, a aliança do SENHOR. E o sábado era o sinal dessa
aliança.
A igreja já havia apanhado
por profanar o sábado. E a igreja na renovação da aliança havia
se comprometido em santificar o sábado (veja Ne 10.31). Porém, ela
não estava cumprindo seu compromisso pactual. E Neemias alertou aos
nobres do perigo de quebrar a aliança e dever pactual de se
santificar o dia de descanso (v. 18).
Neemias agiu na igreja.
Tomou uma atitude dentro da igreja. Ordenou o fechamento dos portões
de Jerusalém para impedir a entrada dos comerciantes no sábado (v.
19). Protestou contra os comerciantes estrangeiros. Enfrentou a
teimosia deles. E prometeu punir os comerciantes que ficassem no
portão aos sábados (v. 20,21).
Imagine o impacto da atitude
de Neemias e da igreja para a vida comercial em Judá e em Jerusalém?
E qual foi o resultado da
atitude de Neemias?
“Daí em diante não
tornaram a vir no sábado” (v. 21).
O comércio cessou aos
sábados. E as portas de Jerusalém foram guardadas pelos levitas. E
o sábado foi santificado (v.22). A aliança foi protegida da
profanação.
A atitude de Neemias ensinou
a igreja quem é o Deus dela. E a atitude de Neemias revelou a igreja
e ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus, o Criador e Redentor.
Pois, qual mandamento explicitamente fala do Deus Criador e Redentor?
O quarto. Santifiquem o sábado pois eu descansei no sétimo dia após
criar tudo. E santifiquem o sábado pois fostes escravos na terra do
Egito. Não são estas as bases do quarto mandamento? São.
A Nova Aliança trouxe
mudanças. Ela mudou a relação entre igreja e estado. O dia de
sábado não é o mesmo. Na Nova Aliança, pela prática apostólica,
o dia de descanso passou a ser o domingo (At 20.7; 1 Co 16,1,2; Ap
1.10). Essa mudança é testemunhada há dois mil anos pela igreja.
A separação entre igreja e
estado impede a igreja de impor aos descrentes a guarda do quarto
mandamento. Mas, na Nova Aliança a igreja ainda é a igreja. E o
quarto mandamento permanece hoje.
Notem o Dia do Senhor 38. O
que confessamos no Dia do Senhor 38 do Catecismo? A nossa confissão
é que ainda hoje temos que guardar o quarto mandamento.
E como guardamos esse
mandamento?
Primeiro, os deveres com
adoração pública a Deus. Esses deveres são pessoais. Mas, se
exercem publicamente, diante do povo de Deus e do mundo.
O primeiro desses deveres
com a adoração é o meu dever pessoal de sustentar o ministério do
evangelho e as escolas cristãs.
No Catecismo o ministério
do evangelho se refere ao ministério da Palavra, ou seja, tudo que
torna possível a pregação do evangelho. E as escolas cristãs são
as escolas que formam pastores. Esse dever é tirado do quarto
mandamento. Pois, ofertas dobradas era parte da guarda do quarto
mandamento (Nm 28.8-10).
E para que eram essas
ofertas?
Para manterem o ministério
do evangelho. Eram as ofertas que possibilitavam o culto, os
sacrifícios, o sustento dos sacerdotes e o sustento da tribo de Levi
(veja, por exemplo, Ne 12.44-47; 13.10).
A vinda de Cristo modificou
o exercício do ministério do evangelho. Não existe mais o templo,
nem sacrifícios sangrentos. E os sacerdotes e a tribo de Levi não
são mais os ministros do evangelho. E a tribo de Levi não mais
formam os ministros do evangelho para a igreja. Hoje temos os
ministros da Palavra. E temos os seminários que formam esses
ministros.
E é ensino de Jesus e dos
apóstolos que a igreja sustente o ministério da Palavra e forme os
ministros desse ministério (Mt 10.10; 1 Co 9.14; Gl 6.6; 1 Tm
5.17,18). Então, quando oferto para o sustento do ministério do
evangelho e os seminários estou mostrando o amor e o respeito ao
ensino do quarto mandamento.
Dentro de nossos deveres
públicos para guardar o mandamento tem o dever pessoal de sermos
diligentes (não relaxados) para irmos à igreja. O catecismo diz:
“Devo ir à igreja ... para ouvir à Palavra de Deus, participar
dos sacramentos, para invocar publicamente ao Senhor e para praticar
a caridade cristã para com os necessitados”.
O termo “igreja” se
refere ao lugar de adoração. É meu dever ir à igreja para usar os
meios de graça (pregação, Ceia e Batismo e oração) e dar ofertas
para o socorro dos necessitados (praticar a caridade cristã).
Outra coisa, notem que a fé
reformada reconhece que há um dia especial para descansarmos e para adorarmos ao SENHOR. O catecismo diz: “ ir a igreja ...
especialmente no dia de descanso ...”. O dia de descanso aqui não
é o sábado da Antiga Aliança. É o domingo. Então, é o domingo o
dia especial para o descanso e para o serviço de adoração ao
Senhor Jesus e da comunhão dos santos.
O catecismo ainda apresenta
a segunda exigência do quarto mandamento. Essa exigência não é
pública. Mas, é pessoal e diária (por favor, vejam): “...para
que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras,
deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar
nesta vida o descanso eterno.” Essa parte do catecismo nos lembra o
Salmo 50 e Isaías 1.
Esses textos revelam que o
SENHOR rejeitou o culto, os sacrifícios e os sábados de Seu povo
(Sl 50.16-23; Is 1.13). E o motivo da rejeição foi revelado também:
durante a semana o povo vivia em iniquidade.
Vocês podem compreender
quando começamos a guardar o quarto mandamento?
É durante a semana.
E o guardar o quarto
mandamento é viver a santificação em Cristo. Essa santificação é
representada no catecismo como sendo o cessar das más obras e o
deixar Cristo operar em você. E nesse viver diário de santificação
ao Senhor, como o catecismo diz, nos faz provar o descanso eterno
aqui e agora.
Assim o ensino do Dia do Senhor 38 nos
revela como devemos exercer nossos deveres públicos e privados de
diária adoração ao Senhor Deus, o Criador e Redentor nosso.
Conclusão:
A atitude do mundo,
especialmente no domingo, manifesta os falsos deuses do mundo. E
obedecer ao quarto mandamento é a nossa atitude prática que
revelará ao mundo quem é o Único e Verdadeiro Deus. O SENHOR que
nos garante o descanso eterno.
E o catecismo termina o Dia do Senhor 38 falando do descanso eterno.
E você já sabe o que é
esse descanso eterno?
E o universo recriado e
plenamente redimido. É o descanso que nos resta e que vem com Cristo
Jesus (Hb 4.9-11).
O Senhor Jesus, no Seu
retorno, como nos dias de Neemias, purificará a nova Jerusalém, que
é a Igreja de Cristo. Ela será purificada de todos aqueles que não
amam os mandamentos do Senhor. A igreja será plenamente purificada
de todo o pecado dela. E o mundo anticristão e seus falsos deuses
não existirão mais. Acabará a nossa exaustiva luta contra o mundo,
contra o pecado e contra o diabo. Essa luta nos causa muito cansaço
espiritual aqui. A nossa fadiga física também acabará. Pois, foi a
queda que tornou nosso trabalho penoso. A terra toda será recriada e
redimida. E nela reinaremos com Cristo Jesus. E nada mais impedirá a
nossa adoração plena ao Senhor.
Você pode imaginar esse
dia?
Você pode imaginar o
descanso eterno que provaremos?
Em Cristo você terá esse
descanso eterno. E no seu fiel exercício diário, deixando o Senhor
trabalhar em sua vida, então, você já pode provar o descanso
eterno aqui.
Creia no evangelho. E receba
alento com essa verdade. E continue, por fé e gratidão, fiel ao
Senhor obedecendo ao quarto mandamento. E testemunhando ao mundo quem
é o Único e Verdadeiro Deus, que tem nos garantido o descanso
eterno em Cristo Jesus. Amém.
Sermão
preparado pelo Rev. Adriano Gama expondo a doutrina bíblica ensinada
no Catecismo de Heidelberg, Dia
do Senhor
38.
Catecismo de Heidelberg
Dia do Senhor 38
P.103. O que exige Deus no quarto mandamento?
R. Primeiro, que o ministério do evangelho e as escolas cris- tãs sejam mantidas1 e que eu, especialmente no dia de descanso, seja diligente em ir à igreja de Deus2 para ouvir à Palavra de Deus,3 participar dos sacramentos,4 para invocar publicamente ao Senhor 5 e para praticar a caridade cristã para com os necessitados. 6 Segundo, para que em todos os dias da minha vida eu cesse as minhas más obras, deixe o Senhor operar em mim por Seu Espírito Santo, e assim começar nesta vida o descanso eterno.7
1. Dt 6.4-9; 20-25; 1Co 9.13, 14; 2Tm 2.2; 3.13-17; Tt 1.5. 2. Dt 12.5-12; Sl 40.9, 10; 68.26; At 2.42-47; Hb 10.23-25. 3. Rm 10.14-17; 1Co 14.26-33; 1Tm 4.13. 4. 1Co 11.23, 24. 5. Cl 3.16; 1Tm 2.1. 6. Sl 50.14; 1Co 16.2; 2Co 8; 9. 7. Is 66.23; Hb 4.9-11.
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