domingo, 26 de agosto de 2012

Sermão - A Igreja e as Chaves do Reino dos Céus


Leitura: Mateus 16.13-20; 18.15-20; 1 Coríntios 5.1-13   
Texto: Domingo 31                                                  

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo.

O Senhor Jesus Cristo é o Rei, o Cabeça da Igreja. Ele é quem governa a Igreja. Como Rei, Ele DETERMINA o que a Igreja DEVE FAZER e como ela DEVE VIVER. Não somos nós, os membros da Igreja, que decidimos como a Igreja deve ser e como deve viver. Por isso Jesus é o Cabeça da Igreja. Porque o que a cabeça ordena o corpo faz. Foi por esta igreja que Ele morreu. Que Ele comprou com seu sangue derramado na cruz. E por isso Ele cuida dela e determina como ela deve viver. A Igreja é o corpo de Cristo que está na terra. Esta é a figura que a Bíblia usa para ensinar que a Igreja é o corpo de Cristo. Ela é o castiçal de ouro do qual fala Apocalipse. Ela deve brilhar em meio às trevas. Ela deve se submeter às ordens de Cristo seu Rei. Deve espelhar o caráter de seu Cabeça e dono. O mundo deve ver que ela é de Cristo. Que ela está no mundo para mostrar Jesus Cristo ao mundo.
Por isso Jesus revestiu a Igreja de poder. A Igreja tem um poder imenso. Maior do que qualquer exército neste mundo. Porque o seu poder não é terreno e sim espiritual. A Igreja foi revestida de poder pelo próprio Cabeça e Senhor da Igreja quando Ele deu as chaves do Reino dos céus. Receber as Chaves é algo muito poderoso. Porque tudo o que for ligado aqui na terra terá sido ligado no céu. E tudo o que for desligado na terra terá sido desligado no céu. Em outras palavras: A Igreja tem em suas mãos, como detentora das chaves do Reino dos céus, o poder de levar os homens para o céu ou mandá-los para o inferno – por assim dizer. Ela recebeu o poder aqui na terra para determinar quem irá para o céu ou para o inferno. Porque ela tem as chaves que abre e fecha o reino dos céus para os homens. E como a Igreja faz isto? Pelo uso das duas chaves do reino. São elas: a proclamação da Palavra e a disciplina cristã.
Isto nós podemos ver no seguinte tema:

Tema: Cristo Revestiu a Igreja de Poder, Dando-lhe As Chaves do Reino dos Céus.
Essas chaves são:
1. A Proclamação do Santo Evangelho
2. O Uso Correto da Disciplina Cristã

1. A Proclamação do Santo Evangelho
Amados irmãos, como a palavra de Deus pode ser uma chave para o reino dos céus? Como ela pode abrir e fechar os céus? A proclamação do evangelho é uma das chaves do reino de Deus. Deus deu esta palavra maravilhosa a sua igreja para que ela possa aprender a respeito de Deus. Para se fortalecer nela. Assim a igreja pode ser um corpo saudável neste mundo. Pode receber alívio e conforto nas promessas de Seu Senhor e Rei, Jesus Cristo. Mas a igreja não deve apenas ficar com esta palavra guardada. Ela deve proclamar esta palavra ao mundo. Por isso o evangelho é uma das chaves do reino dos céus. Mas como? O apóstolo Paulo responde isto em sua carta aos Romanos 1.16-17: dizendo: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Ele (o apóstolo Paulo) diz que não tem vergonha do Evangelho. Porque este Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. O Evangelho está apontando o caminho da salvação de Deus. Deus mostra a sua graça no Evangelho em conceder a salvação a pecadores indignos como eu e você. Deus é tão misericordioso e nós tão indignos de recebermos esta graça de Deus. A proclamação da palavra de Deus abre o reino dos céus. Ela indica onde o homem pode encontrar salvação. Sãos as boas novas do Evangelho que Deus dirige a todos os homens. Este Evangelho é poderoso para a salvação de todos os homens. Porque ele é o poder de Deus para a salvação.
É no Evangelho que podemos ver claramente a justiça de Deus. Para nos salvar Ele não deixou de cumprir a sua lei. Esta lei santa que exige a morte do pecador. Porque o pecador não pode cumprir o que a lei exige. Deus cumpriu o que Ele próprio estipulou na lei. E é aí que vemos a justiça de Deus. A justiça de Deus é o Senhor Jesus Cristo. Ele é o cumprimento da lei. Ele cumpriu a justiça de Deus. Assim Deus não deixou de cumprir a sua lei. Mas cumpriu MATANDO o seu próprio Filho amado na cruz. É para este sacrifício que a pregação do evangelho aponta. O sacrifício de Jesus Cristo satisfazendo a lei de Deus. A pregação do evangelho indica que há perdão no sangue de Cristo. O evangelho chama o pecador para Cristo. Exige fé neste sacrifico. Deus no evangelho está abrindo o reino dos céus para o pecador. Ele está oferecendo perdão dos pecados. Mas é exigido do pecador arrependimento para remissão dos pecados. Deus no seu evangelho está oferecendo remissão completa dos pecados.
Quando há arrependimento o reino dos céus é aberto para os pecadores. Não porque eles mereçam, mas por causa dos méritos de Jesus Cristo. O Catecismo diz que o Evangelho “proclama e testifica aos crentes, a todos juntos e a cada um deles, que todos os seus pecados realmente lhes são perdoados por Deus...”. O Evangelho proclama, declara publicamente que você crente tem perdão dos pecados. Deus declara isto em seu Evangelho que você é perdoado por Ele de todos os seus pecados. Que você está capacitado para entrar no reino de Cristo. Na alegria do Pai Celeste. Ninguém pode mudar esta realidade. Você foi lavado no sangue de Cristo que foi derramado na cruz. Satanás não pode mais jogar seus pecados em sua cara dizendo que você pecou contra Deus e que você não cumpre a lei de Deus. Você não vai fica triste com as acusações de Satanás e de seus agentes malignos. Mas você crente vai, não confiando em sua própria força ou seus méritos, mas vai em fé se voltar para Cristo e seus méritos. Sabendo que Deus declarou que você recebeu o perdão dos pecados.
É isto que o apóstolo Paulo declarou em Colossenses 2.13-15. Abram neste texto comigo. O texto diz: “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. É isto que o Evangelho faz. Ele declara publicamente que as nossas dívidas foram canceladas, anuladas, perdoadas por Cristo na cruz do Calvário.
O Catecismo também diz que esta palavra testifica ao crente que Deus lhe concedeu perdão. Ela fala aos nossos corações e confirma que em Cristo temos descanso. Ela nos dá conforto e alívio aos nossos corações conturbados por causa dos nossos pecados. Quando lemos as Escritas Sagradas elas estão nos confirmando o que Cristo disse; “Eu venci o maligno”. Por isso não se perturbe, pois o reino dos céus está aberto para você que depositou sua fé em mim.
Porém, o evangelho não apenas abre o reino dos céus. Ele também fecha os céus para os pecadores. Parece duro afirmar isto neste mundo e em meio dos evangélicos de hoje. Pois o mundo se acha muito justo. Os evangélicos de hoje também pensam da mesma maneira. Pois Deus é amor e não lança ninguém no inferno. Deus é muito bom para fazer tal maldade. Deus não é cruel. Tanto o mundo como as igrejas evangélicas de hoje afirmam: “Deus ama o pecador e odeia o pecado”. Este pensamento é um veneno que entrou no meio da igreja evangélica. É um ensino satânico para destruir a obra de Cristo e desestimular os verdadeiros crentes a viver em santidade e confiando em Cristo. Também este ensino faz com que o homem seja uma pessoa que mereça entrar no reino de Cristo de qualquer maneira. Mas a Palavra de Deus afirma que Ele odeia tanto o pecado como o pecador. Não pode separar o pecado do pecador. Por isso a palavra de Deus afirma em João 3.36 dizendo: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.
A palavra deixa bem claro que: QUEM CRÊ no Filho de Deus, TEM A VIDA ETERNA. O homem precisa se arrepender dos seus pecados. Precisa mudar de vida. Precisa nascer de novo. Quem não se arrepende. Quem não dá a mínima para Deus. A palavra de Deus diz que esta pessoa está rejeitando o chamado gracioso de Deus. Ele se mantém rebelde contra o Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele é um rebelde maldito. Está lutando contra Cristo. Está dizendo claramente que Jesus Cristo não serve para nada. Que Cristo não tem espaço em sua vida. Que a sua salvação não presta para nada. Que não tem nenhum interesse em mudar de vida. Mas que quer continuar no pecado. Negligenciando o convite da graça de Deus. Uma pessoa dessas tem lugar no reino de Cristo? Uma pessoa que acha que pode viver da sua maneira, brincando com o pecado e dizendo que é uma coisa normal pecar, porque todo mundo faz, deixando Jesus Cristo de fora de sua vida, terá a vida eterna? Receberá a graça de Deus?  Olhe de novo João 3.36 e leia cuidadosamente. O que diz? “O que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho NÃO VERÁ A VIDA...”. O reino de Cristo não é para estas pessoas. Deus está dizendo: fora do reino de Cristo! Como Ele diz em Apocalipse 22.15: “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”.
Mas João 3.36 prossegue dizendo: “O que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho NÃO VERÁ A VIDA, mas SOBRE ELE PERMANECE A IRA DE DEUS”. O Catecismo refletindo o ensino bíblico diz: “Mas a todos os incrédulos e hipócritas se proclama e testifica que a ira de Deus e a condenação permanecem sobre eles, ENQUANTO NÃO SE CONVERTEREM”. Prestaram atenção que o nosso Catecismo está dizendo a mesma coisa que João 3.36? Esta é a mensagem que o evangelho proclama e testifica para os incrédulos e hipócritas: que eles não têm lugar no reino dos céus. Apenas o inferno é que está esperando por essas pessoas. Desse modo o Evangelho fecha o reino dos céus para quem se mantém rebelde contra Jesus Cristo. Se você está vivendo em pecado, Cristo está dizendo: você não tem parte no meu reino. Você não pode entrar porque é impuro, rebelde contra mim. Por isso, afaste-se de mim porque o seu lugar é no inferno.
Por isso é o dever da igreja proclamar o evangelho das boas novas de Cristo. Por isso não devemos desprezar a importância da pregação. Porque Cristo fala através da pregação da Palavra. Ele abre e fecha o céu pela pregação do seu Evangelho. Nunca despreze a Deus quando Ele te convoca para estar na sua casa no dia do Senhor. Porque Deus te chama, isto mesmo, Deus chama você para te falar através da pregação da Palavra. Mas quando você deixa de vir aos cultos, simplesmente por motivos vãos, vazios, você está dizendo a Deus – mesmo que você não fale com a sua boca – mas com seus atos você está dizendo: “(Deus) a tua palavra não me serve. Não quero ouvir você falando. Eu te desprezo!”. É isto que você está fazendo, deixando de ouvir a Deus quando Ele te chama para cultuá-Lo. Não menospreze a palavra de Deus. Porque ela tanto pode salvar como condenar. Ela tanto abre como fecha o reino dos céus para você. Ela tanto te leva para o céu como te lança no inferno. Porque você será julgado de acordo com aquilo que você aprendeu de sua palavra.

2. O Uso Correto da Disciplina Cristã

Irmãos, nós vimos que o Evangelho tanto abre como fecha o reino dos céus. O Evangelho é a primeira chave do reino de Deus. A segunda chave é a disciplina cristã. (Agora,) Como a disciplina cristã fecha e abre o reino de Deus? A verdadeira Igreja de Cristo preza pela disciplina cristã. Mas hoje, no meio das igrejas evangélicas e até nesta congregação reformada de Totó, muitos entendem a disciplina cristã como algo injusto. Falta de amor por parte da igreja e de seus oficiais. Por isso é tão desprezada no mundo evangélico. Porém, este pensamento é satânico e quer destruir a igreja cristã. Quando a disciplina cristã não é exercida a igreja toda sofre. Por isso, antes de explicar qual deve ser o uso correto e como deve ser a disciplina cristã. Devemos ter em mente um principio básico e muito importante quando vamos falar de disciplina cristã na igreja. O principio é: DEUS É IMUTÁVEL, quer dizer, Ele nunca muda. Ele permanece o mesmo sempre. Nós é que mudamos. Por isso é importante sabermos disto. Porque Deus se relaciona com o seu povo da mesma maneira. Da maneira como Ele se relacionou no passado também continua do mesmo modo o seu relacionamento com o seu povo ainda hoje. Deus trata o seu povo como uma unidade. Como um corpo.
Em Josué 7 fala do pecado de Acã, que pegou alguns objetos que Deus tinha amaldiçoado e que era para a destruição. Como o SENHOR tratou o pecado de Acã? Todo o povo foi castigado severamente pelo SENHOR por causa do pecado de Acã. Mas os irmãos podem dizer: como Deus pôde fazer isto? Não foi somente Acã que pecou? Josué 7.1 diz: “Prevaricaram...”. Quem prevaricou não foi Acã? Veja que o verbo está no plural: “Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se ascendeu contra os filhos de Israel”. Mas, por que isto aconteceu de o SENHOR castigar todo o povo, se foi apenas Acã que pecou? Acã não é responsável pelo seu próprio pecado? O que tem haver Israel em ser castigado?
Irmãos, o homem é egoísta. E ele não quer ser responsável pelo pecado de outra pessoa e muitas vezes dizemos: “EU não tenho nada haver com a vida daquele irmão ou irmã”. E nos calamos e consentimos ou aprovamos o pecado com nossa atitude. Porque esquecemos aquele principio básico que é muito importante: DEUS É IMUTÁVEL, quer dizer, Ele nunca muda. Ele permanece o mesmo sempre. Nós é que mudamos. Por isso é importante sabermos disto. Porque Deus se relaciona com o seu povo da mesma maneira. Da maneira como Ele se relacionou no passado também continua do mesmo modo o seu relacionamento com o seu povo ainda hoje. Deus trata o seu povo como uma unidade. Como um corpo. Porque a igreja de Cristo é uma unidade. Deus não trata a igreja como indivíduos, mas como um corpo orgânico. Como diz Efésios 2.19: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”. Assim como uma gripe afeta todo o corpo, também um pecado não tratado no meio da igreja trará a ira de Deus sobre toda a igreja. Cada vez que o pecado dentro da igreja é negligenciado, Deus não abençoará a igreja, porque está sendo infiel em usar a disciplina para corrigir o mal dentro dela. Isso não é nenhum exagero o que estou dizendo. É a Bíblia que está falando.
Já que temos este principio básico e importante de que Deus não muda e nem a maneira como se relaciona com seu povo, ou seja, conosco, em nossas mentes! Quais são os passos da disciplina cristã? Quem deve começar a disciplina na igreja? Com certeza os irmãos já disseram os oficiais! Mas não são os oficiais que começam a disciplina. A não ser que seja um caso público de disciplina. MAS SÃO VOCÊS CRENTES QUE SÃO CHAMADOS A COMEÇAREM A DISCIPLINA CRISTà NA IGREJA. Você é chamado como membro do corpo de Cristo a começar o processo de disciplina. Abram suas Bíblias em Mateus 18.15: “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão”. O texto diz que se teu irmão pecou contra você, você deve ir até ele para resolver o assunto. Este texto serve também para que se você vê seu irmão pecar, mesmo que não seja contra você, você tem por obrigação de ir até lá e repreender e exortá-lo a não continuar no pecado. Porém, infelizmente isto não acontece muitas vezes em nossa igreja. Porque vocês acham que não tem nada haver com a vida de seu irmão ou irmã e dizem: “NÃO TENHO NADA HAVER COM A VIDA DAQUELE IRMÃO OU IRMÔ. Mas não é isto que Cristo está dizendo para você. Ele está dizendo que você é infiel se ver seu irmão pecando e não for até ele para ganhá-lo para Jesus Cristo. Você está sendo um mau irmão e um péssimo servo de Cristo. Quando você não faz nada, você está mandando seu irmão para o inferno. Além de concordar com o seu pecado. Mas se você vai e mostra-lhe o erro e ele se arrepender, você ganhou seu irmão para Cristo. Você mostrou que ama seu irmão ou irmã e não quer que ele vá para o inferno. Mostrando obediência a Cristo.
Mas se ele não der ouvido a sua repreensão e exortação permanecendo no pecado? Então, você vai dizer: agora não tenho nada haver com ele? Ele quer e então permaneça no erro! Mas não é esta atitude que Jesus nos chama a desempenhar. Ele nos chama a continuar o processo de disciplina. Esta é a chamada disciplina fraternal. Que deve ser exercida constantemente entre nós como irmãos em Cristo. Mateus 18.16 diz: “Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça”. Você não deve deixar de corrigir seu irmão. Você deve continuar alertando do perigo do inferno. Você tem que levar duas ou três testemunhas para fique certo de que você cumpriu Mateus 18. As pessoas servirão de testemunhas da correção no Senhor. Para que você ganhe seu irmão ou irmã para Cristo. Mas ainda não é hora de envolver o conselho da igreja. Por que não? Porque Jesus Cristo chama você crente a cuidar e mostrar amor para com seu irmão ou irmã. Nós por natureza somos egoístas. Não nos importamos com ninguém além de nós mesmos. Jesus quer que usemos de amor para com nosso irmão assim como Ele mostrou por nós. Nós estávamos no pecado, mas Ele veio até nós e nos corrigiu através dos seus mensageiros. Ele nos tirou do caminho de perdição. E Ele quer que cada um de nós faça o mesmo com nosso irmão. Jesus também quer nos ensinar que somos parte do mesmo corpo. Quando um sofre, todos sofrem. Você e eu somos parte da família de Deus. E devemos cuidar de cada membro de nossa família da fé. Jesus Cristo chama você à responsabilidade. Chama você a corrigir seu irmão ou irmã quando este está se desviando do caminho do Senhor. Mesmo que seu irmão fique chateado. Você deve chamar a atenção dele. Deve reprovar seu pecado contra o Senhor e a sua santa Igreja. Porque o que está em jogo é a vida e a morte. Como diz Provérbios 18.21: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. A morte e a vida estão em como você usa a sua língua. Se você não vai até o irmão, você está lança-o no inferno. Se você vai até seu irmão e fala, está livrando-o da morte. Não fique com medo da reação do seu irmão. Provérbios 27.5-6 diz: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos”. E Provérbios 16.24 diz: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”.
Porém, se ainda aquele irmão não quer ouvir e se arrepender, então ele deve ser denunciado a Igreja. Ou seja, o conselho da igreja. Você não deve dizer ao conselho a menos que a regra de Mateus 18 seja cumprida. Jesus chama você a ser fiel para com Cristo e seu irmão. Mas se você cumpriu Mateus 18 e não houve arrependimento, você deve denunciar tal pecador à igreja. Este é o segundo passo da disciplina cristã. O Catecismo deixa bem claro na pergunta 85: “Se não dão atenção nem à admoestação desses, – o conselho – não são mais admitidos aos sacramentos e, assim, excluídos da congregação de Cristo e pelo próprio Deus do reino de Cristo”. Os oficiais são os representantes de Cristo. Cristo fala através dos seus presbíteros. Quando os oficiais vão fazer visitas é o próprio Cristo que estar indo falar com o crente, através dos seus pastores. Por isso, quando eles falam é o próprio Cristo que está falando através deles. Quando eles nos corrigem é o próprio Cristo que faz isto. Quando eles nos exortam é o próprio Cristo que faz isto. Eles fazem isto porque receberam esta autoridade do Senhor Jesus Cristo. E por isso eles têm a obrigação de excluir o pecador impenitente da igreja. Excluir da igreja não significa não poder vir aos cultos ouvir a pregação. Se fosse apenas isto seria bom para o pecador. Mas ser excluído da igreja significa deixar de fazer parte do corpo de Cristo. Deixar de fazer parte do povo de Deus. O pecador deve ser considerado como um gentio e publicano (Mateus 18.17). Ou seja, alguém ímpio, descrente. Sem nenhuma comunhão com os crentes e com o Senhor Jesus Cristo. Como diz Mateus 18.18: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus”.
Aquilo que fazemos e vivemos neste mundo tem conseqüência para o nosso futuro eterno. Quando alguém se torna membro da igreja, ele é ligado no céu. O céu se abre para ele. Mas quando é excomungado da igreja, aquela ligação que tinha com o céu será desfeita. Deus está fechando os céus para tal pessoa. Ele está declarando através dos seus oficiais que tal pessoa não tem parte no reino de Cristo. Não pode desfrutar das alegrias eternas. Através da disciplina cristã a igreja tem autoridade de declarar em nome de Deus para tal pecador impenitente que os céus se fecharam para ele e ele não deve viver em comunhão na igreja. É isto que Paulo diz em 1 Coríntios 5.11: “Não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais”. Não significa deixar de falar, mas de estar em comunhão com tal pessoa.
A disciplina cristã é vista muitas vezes como falta de amor. Mas pelo contrário, é amor quando se disciplina. Quando o conselho em nome de Cristo disciplina alguém que leva o nome de cristão e vive como um não-cristão é o amor que impulsiona o conselho a tomar tal medida. Porque a disciplina é para purificação da igreja e a salvação do pecador. Um bom exemplo de disciplina cristã nós encontramos em 1ª Coríntios 5. Onde existia alguém que estava tendo relação sexual com a própria madrasta. Contudo, ninguém fez nada. Nem os membros nem o conselho. Pois eles andavam ensoberbecidos. Quando o apóstolo soube do tamanho ultraje na Igreja de Cristo, ficou furioso. Porque todos se calaram. E estavam com seus atos dizendo que não tinham nada haver com a vida de tal membro e mostrava falta de amor pela vida daquele membro. Então ele diz nos versos 3-5: “Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus”. O apóstolo diz que aquele membro deve ser entregue a Satanás. Por que? A fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus. A disciplina busca salvar a vida do pecador. Para que ele busque o arrependimento para a vida eterna.
Irmãos, o nosso Catecismo é dividido em três partes: a primeira parte: A nossa miséria; a segunda parte: A nossa salvação e a terceira parte: A nossa gratidão. Se os irmãos prestarem bem atenção verão que o Catecismo trata da disciplina da igreja na parte da salvação (1 Co 5.5), a excomunhão é o ÚLTIMO remédio para a salvação do pecador. É a ÚLTIMA tentativa de salvar a vida daquele que estar procurando se matar eternamente mantendo-se rebelde. Por isso a disciplina é necessária. Porque o destino eterno do pecador está em jogo. Quando alguém é disciplinado deve se alegrar com a disciplina. Porque é a maior prova do amor de Deus em não querer que o pecador vá para o inferno. Como diz Apocalipse 3.19: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo”. Com também diz Hebreus 12.5-7: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”. Assim a disciplina fecha o reino dos céus para tal pecador.
Porém, esta mesma chave que fecha também abre o reino dos céus. O Catecismo diz: “Eles voltam a ser recebidos como membros de Cristo e da sua igreja quando realmente prometem e demonstram verdadeiro arrependimento”. Quanto o pecador excomungado se arrepender, ele será recebido novamente como membro de Cristo. Cristo o recebe de volta como membro do seu corpo. Isto mostra como a disciplina visa o amor. Toda disciplina – por mais severa que seja – é feita com amor pelo pecador. Não quer que o pecador se perca eternamente. Quando um pecador se arrepende e volta para Cristo, há jubilo nos céus. Assim Deus é glorificado quando a igreja usa fielmente a chave da disciplina cristã.
Irmãos, Deus nos chama a responsabilidade de corrigir nosso irmão quando estiver desviado. Deus nos dá a obrigação de mostrar amor pelo nosso próximo. Então, não fique olhando quando seu irmão está caminhando em direção a perdição. Mas vá até ele e ganhe-o para Cristo. Assim mostramos o amor de Cristo em nossa vida pelos irmãos.
Amém.
Sermão preparado pelo Pr. Alexandrino.

Textos bíblicos:


Mateus 16.13-20:

16.13   Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?

16.14   E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.

16.15   Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?

16.16   Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

16.17   Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

16.18   Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

16.19   Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

16.20   Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo.

_______________________________________________________________________________________________

Mateus 18.15-20:

18.15   Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.

18.16   Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.

18.17   E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.

18.18   Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.

18.19   Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.

18.20   Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
____________________________________________________________________________________

1ª Coríntios 5.1-13:

5.1   Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.

5.2   E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?

5.3   Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,

5.4   em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,

5.5   entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].

5.6   Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?

5.7   Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

5.8   Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.

5.9   Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros;

5.10   refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.

5.11   Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.

5.12   Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?

5.13   Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
_____________________________________________________________________________________

CATECISMO DE HEIDELBERG

Dia do Senhor 31
P.83. O que são as chaves do reino do céu?
R. A pregação do santo evangelho e a disciplina eclesiástica. É por esses dois meios que o reino do céu se abre para os que crêem, e se fecha para os incrédulos.
1. Mt 16.19; Jo 20. 21-23.
P.84. Como se abre e se fecha o reino do céu pela pregação do evangelho? 
R. De acordo com o mandamento de Cristo, o reino do céu se abre quando se proclama e se testifica de público a todo o crente — individual ou coletivamente — que Deus perdoou de fato a todos os seus pecados por causa dos méritos de Cristo, sempre que aceitam a promessa do evangelho com fé verdadeira. O reino do céu se fecha quando se proclama e se testifica a todo os incrédulos e hipócritas que, enquanto não se arrependerem, a ira de Deus e a condenação eterna repousam sobre eles. Segundo esse testemunho do evangelho, Deus os julgará tanto nessa quanto na vida porvir.1
1. Mt 16.19; Jo 3.31-36; 20.21-23.
P.85. Como se fecha e se abre o reino do céu pela disciplina eclesiástica? 
R. De acordo com o mandamento de Cristo, aqueles que se chamam de cristãos mas que se mostram não-cristãos na doutrina ou na vida devem ser, em primeiro lugar e de modo fraternal, admoestado mais de uma vez. Se não abandonarem a seus erros nem à sua impiedade, de- vem ser denunciados à igreja, isto é aos presbíteros. Se também não derem ouvidos às admoestações deles, serão proibidos de participar dos sacramentos e excluídos da congregação cristã pelos presbíteros e do reino de Cristo pelo próprio Deus.Serão novamente recebidos como membros de Cristo e da igreja quando prometerem e demonstrarem arrependimento real.
1. Mt 18.15-20; 1Co 5.3-5; 11-13; 2Ts 3.14, 15. 2. Lc 15.20-24; 2Co 2.6-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário