Leitura: Jeremias
31.1-22
Texto: Jeremias 31.18-22
Amada congregação do Senhor Jesus,
A Escritura fala de Deus como um pai
amoroso e bondoso para com Seus filhos. O Salmo 103 diz (v.13): “Como um pai se
compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele
conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó”. Nessa visão paternal bondosa e
amorosa o Senhor Deus, o Pai do Seu povo amado, fala a Israel.
A Igreja nos dias de Jeremias provava as
consequências de seus pecados. A mão do SENHOR pesou sobre Israel. Jerusalém já
estava arrasada pelos Babilônicos. Israel às margens dos rios da Babilônia
chorando e lembrando-se de Sião. A deportação já havia acontecido. Deus havia
castigado a Igreja pela idolatria dela.
Em meio à tristeza produzida pela
disciplina do Senhor, o profeta Jeremias proclamou uma palavra de consolo e
esperança para a igreja de sua época. A palavra do Profeta é um chamado de Deus
para Israel ver o amor e a fidelidade do Senhor para com Sua igreja. Então,
Deus proclama sua palavra de consolo para a igreja que sofreu a disciplina do
Senhor. A mensagem é:
O SENHOR transformará a
vergonha de Seu povo em glória para o nome dEle.
O
Senhor começa essa parte da Sua mensagem dizendo: “Bem ouvi que Efraim se
queixava dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não
domado;”.
O SENHOR Deus usou a tribo de Efraim como
uma ilustração para falar de Seu povo amado, Israel. Efraim foi uma tribo de
Israel muito impetuosa e rebelde. Onde havia briga Efraim estava. Quando havia
briga e ele não participava, então, Efraim reclamava. Efraim era como um
adolescente hiperativo. Essa impetuosidade de Efraim não foi bem usada, pois
essa tribo se rebelou contra o SENHOR. Então, Efraim foi castigado severamente
pelo SENHOR. A tribo de Efraim foi deportada pelo primeiro exílio, o assírio.
Agora, Deus fala de Efraim que se lamenta,
para falar de Israel se lamentando diante dEle em oração. Deus é um Deus que
bem ouve a oração dos seus filhos. Ele disse: “bem ouvi que Efraim se queixava.
Essa queixa não era uma oração de revolta, mas uma oração de tristeza. Efraim
orava dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado;”.
Nessas palavras vemos muito da soberania de
Deus e de seu direito paternal de disciplinar os Seus filhos. Efraim olhou para
seus sofrimentos e reconheceu que eles vinham de Deus. Mas, vinha de Deus por
que Deus pune o pecado. Deus não se agrada do pecado. Assim, como um bom pai
não se agrada das malcriações de Seus filhos. O SENHOR Deus pune pecados, assim
como um bom pai castiga os erros dos seus filhos. O Senhor como um bondoso pai
ensina ao Seu povo que o pecado dói.
Vemos que os filhos de Deus veem o castigo
de Deus como algo necessário e educativo. Efraim reconheceu que ele foi
duramente castigado como “novilho ainda não domado” (v.18b). Vocês já viram um
bezerro (um touro novo) não educado? Um bezerro que fica pulando, corneando,
dando coices para todos os lugares, fugindo do caminho, disparando para dentro
do mato, para longe da boiada? Esse tipo de bezerro apanha muito do vaqueiro.
Agora, o vaqueiro dá no novilho não domado para quê? Para educá-lo. O vaqueiro
não quer que o novilho saia do caminho, vá para o espinheiro e se machuque, se
perca e morra de fome e sede longe da boiada. O novilho não domado apanha
muito, pois precisa ser educado para o bem dele.
Efraim reconheceu que Ele apanhou como “um
novilho ainda não domado”. Os filhos de Deus não desprezam a disciplina do
SENHOR. Os filhos de Deus reconhecem que o castigo de Deus, por mais severo que
seja, é algo necessário para educação na justiça, para sermos exercitados na
obediência a Deus.
Outro detalhe é que o filho de Deus não
deseja viver em pecado (veja o v. 18c). Efraim recorreu ao Seu Deus, o soberano
SENHOR, Aquele que tem o poder de converter o pecador. O Efraim quebrantado
orou: “... converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus”.
Efraim sabia que a conversão é uma obra de
Deus. O filho de Deus sabe que para ele voltar para Deus é necessário o poder
de Deus atuando nele. Com base nisso os filos de Deus anseiam que Deus opere a
conversão neles. Pois:
Quem se acha capaz de se voltar para o
caminho do SENHOR?
Quem se acha capaz de com sua força
abandonar o seu pecado?
Quem se acha capaz de com seu poder
retornar ao caminho da vida de paz e comunhão na aliança do SENHOR?
Se nós compreendemos nossa natureza caída,
então, sabemos nossa incapacidade de nos convertermos para Deus. Por isso,
Efraim clama ao SENHOR para que o SENHOR converta-lhe o coração. Efraim sabe
que a verdadeira conversão não é uma obra do homem, da sua consciência
moralista, de regras boas. A verdadeira conversão é aquela que é operada pelo
Espírito de Deus no coração do homem!
O filho de Deus confia na fidelidade do
SENHOR Deus da Aliança. Ele não ora, olha Deus... Dessa vez vou acertar. Não.
Efraim disse na oração: “porque tu és o SENHOR, meu Deus”. Efraim firma sua
confiança no “SENHOR”. SENHOR é o nome especial de Deus. O nome que lembra o
amor pactual de Deus. O Deus Todo-poderoso que elegeu e converteu para Si um
povo. Esse SENHOR é o Deus de Abrão. O Deus que tirou Israel do Egito. O SENHOR
a quem a igreja pertence e adora. Efraim pertence a Deus. O SENHOR Deus que tem
o poder de converter o coração de pecadores. O pecador convertido ora assim.
Agora, no v. 20, Efraim diz: “Na verdade,
depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito;
fiquei envergonhado, confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade”. Aqui
temos os resultados da conversão na vida de Efraim. O fruto primeiro é
arrependimento. O arrependimento é um fruto composto de tristeza pelo pecado,
mudança de mente e de atitude para com o pecado.
Esse arrependimento vem depois que Deus
abre o entendimento do pecador para que o pecador veja seu estado de miséria no
pecado. Efraim disse: “depois que fui instruído...”.
Deus fez Efraim aprender quem era Efraim. Efraim passou a conhecer a si mesmo:
um pecador soberbo, miserável e que estava entorpecido pelo pecado.
A nossa imprensa alerta contra a droga
chamada craque. Você somente precisa provar uma vez. Já era. O craque pega você
e é só miséria. Mas, existe uma droga mais perigosa e entorpecedora que o
craque. Diante dela o craque é um confeito. Esta droga é o pecado.
Desde Gênesis o homem é viciado no pecado e
entorpecido por ele. O homem não consegue se livrar por si mesmo dessa droga. O
homem precisa da obra soberana de Deus para sair do entorpecimento do pecado,
para se ver como um pecador miserável. Deus na Sua graça tem tirado homens do
vício do pecado. Deus tem feito isso através do Espírito Santo e da Sua
palavra, que tem a revelação da Lei e da Graça em Cristo. A lei mostra a
miséria. A graça mostra o remédio, Cristo Jesus. O Espírito Santo,
soberanamente, tira o torpor do pecado e convence o pecador da miséria no
pecado. O Espírito Santo leva o pecador para os braços de Cristo.
Efraim provou da graça de Deus. Deus fez
Efraim conhecer o Efraim no pecado. Então, somente depois da sensatez chegar a
Efraim, então, o texto diz (veja 19): “... bati no peito (sinal de
arrependimento); fiquei envergonhado (profundamente triste), confuso (sem saber
o que fazer, sem graça), porque levei o opróbrio (vergonha) da minha mocidade”.
Efraim diante de Deus, conclui que toda sua vergonha era por causa do pecado
dele.
Meu irmão, há muita graça de Deus no texto
sendo revelada em Efraim. Somente um filho de Deus pode aceitar a disciplina do
Senhor. Somente um filho de Deus clama a Deus por conversão. Somente um filho
de Deus pode confiar na fidelidade do Deus da Aliança. Somente um filho de Deus
pode chegar às conclusões tão profundas quanto ao pecado dele. Somente um filho
de Deus ora a semelhança de Efraim.
O texto consola mais a igreja na graça de
Deus. A conversão de Efraim foi por causa do amor de Deus por Ele. No v. 20, O
SENHOR é um pai que, ama, valoriza e restaura os seus amados. O SENHOR diz que
Efraim é seu filho precioso e que lhe compraz.
Ora, somente pelo amor gracioso de Deus
podemos entender essa expressão. Como Efraim é um Filho precioso, e que dá
prazer a Deus? Deus, apesar de nossos pecados, jamais deixa de amar
graciosamente os seus eleitos. Apesar das rebeldias de Efraim, Deus amava
Efraim. O SENHOR tem um coração que se comove ternamente por Seu povo. As
várias repreensões de Deus contra Efraim revelavam o grande amor gracioso de
Deus por Efraim. Por isso, quanto mais nós provamos a repreensão do SENHOR, a
disciplina que vem dEle, tanto mais devemos nos sentir amados e valorizados por
nosso Pai, em Cristo Jesus. Pois, o SENHOR repreende os nossos pecados e nos
castiga, como um pai que repreende o filho a quem ama (Pv 3.11-13).
Por isso, não é consoladora a disciplina
que visa à destruição do pecador. Somente há consolo na disciplina quando ela
visa levar o pecador a ver o cuidado e amor do Senhor. Em verdade, também não
há consolo quando não entendemos a disciplina como expressão do amor de Deus.
Por isso, tanto oficiais como membros tem o dever de compreenderem bem,
aplicarem e receberem a disciplina como uma manifestação do amor pactual de
Deus.
Vamos agora para os últimos versos. A graça
de Deus nos dá a certeza do Seu amor na restauração do pecador. Veja o v.
21-22. Deus promete a restauração a Israel. A igreja foi levada ao cativeiro em
Babilônia. Mas, eles deveriam marcar o caminho pelo qual foram levados para o
cativeiro, pois pelo mesmo caminho Deus traria Seu povo de volta. O SENHOR que
disciplina é o mesmo que restaura seu povo. O Pai que nos entristece com a
disciplina é o mesmo que nos alegra com presentes graciosos. O SENHOR que
envergonha o filho rebelde é o mesmo que, em gala, exalta seus filhos amados.
Por isso, Efraim, Israel, que foi humilhado quando estava em idolatria e
soberba, é o novo Israel que será vencedor sobre Seus inimigos, pois veja o v.
22.
Esse é um texto muito difícil e até não é
bem traduzido em nossa versão Revista e atualizada. Não existe no hebraico esse
adjetivo “infiel”. Somente há mulher. Essa mulher rodeia um homem, ou, abraça
um homem. Essa é uma figura que mostra a força que a igreja terá na restauração.
A igreja, a mulher que por natureza é fraca, abraçará firmemente o homem, que é
forte por natureza. Assim, temos a ilustração da força incomum que a igreja
receberá do SENHOR. A igreja pela obra do SENHOR vencerá seus inimigos que a
fizeram sofrer. Essa força fenomenal o velho Israel não provou.
Conclusão:
Essa restauração prometida em Jeremias fala
da volta de Cristo Jesus. Naquele dia a Igreja será reunida de todos os cantos
da terra. Na volta de Cristo Jesus todos os nossos inimigos, representados em
Satanás, serão esmagados debaixo de nossos pés (Rm 16.20). Por isso, devemos
esperar com paciência esse Dia de Glória. Ainda não participamos da glória
plena. Estamos, nesse mundo quebrado, sofremos com nossos pecados, estamos
ainda humilhados e envergonhados no corpo dessa morte. Nossos inimigos ainda
conseguem vencer batalhas em nossas vidas. Mas, vem o dia da restauração. O Dia
quando a nossa vergonha em Adão será transformada em glória. A glória que não
vem de nós, mas do SENHOR Cristo Jesus. Esse Dia está perto. Ele vem com o
SENHOR Jesus Cristo. Jesus Cristo nos redimirá completamente de todos os nossos
pecados. Não mais seremos envergonhados, porém, provaremos plenamente todo
poder da glória de Cristo em nossos corpos e nossa alma e restauração de toda a
criação. Naquele dia participaremos plenamente da glória do nosso SENHOR e
Salvador Jesus Cristo. Essa glória que seremos participantes por causa do amor,
da fieldade, da graça e da soberania do SENHOR nosso Deus, o Deus da Aliança.
Pois o SENHOR é Fiel. Ele, transformará a vergonha de Seu povo em glória para o
nome dEle e de Seu Cristo. Amém.
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Texto
bíblico:
Jeremias
31.1 Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as tribos de
Israel, e elas serão o meu povo.
31.2 Assim diz o SENHOR: O povo que se livrou da
espada logrou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel.
31.3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo:
Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
31.4 Ainda te edificarei, e serás edificada, ó
virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro
dos que dançam.
31.5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria;
plantarão os plantadores e gozarão dos frutos.
31.6 Porque haverá um dia em que gritarão os
atalaias na região montanhosa de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao
SENHOR, nosso Deus!
31.7 Porque assim diz o SENHOR: Cantai com alegria a
Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e
dizei: Salva, SENHOR, o teu povo, o restante de Israel.
31.8 Eis que os trarei da terra do Norte e os
congregarei das extremidades da terra; e, entre eles, também os cegos e
aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande congregação, voltarão
para aqui.
31.9 Virão com choro, e com súplicas os levarei;
guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão;
porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.
31.10 Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai
nas terras longínquas do mar, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o
congregará e o guardará, como o pastor, ao seu rebanho.
31.11 Porque o SENHOR redimiu a Jacó e o livrou da
mão do que era mais forte do que ele.
31.12 Hão de vir e exultar na altura de Sião,
radiantes de alegria por causa dos bens do SENHOR, do cereal, do vinho, do
azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado, e
nunca mais desfalecerão.
31.13 Então, a virgem se alegrará na dança, e também
os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei;
transformarei em regozijo a sua tristeza.
31.14 Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o
meu povo se fartará com a minha bondade, diz o SENHOR.
31.15 Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá,
pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por
causa deles, porque já não existem.
31.16 Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro
e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o
SENHOR, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo.
31.17 Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR,
porque teus filhos voltarão para os seus territórios.
31.18 Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo:
Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me, e
serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus.
31.19 Na verdade, depois que me converti,
arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito; fiquei envergonhado,
confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade.
31.20 Não é Efraim meu precioso filho, filho das
minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes
ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me
compadecerei dele, diz o SENHOR.
31.21 Põe-te marcos, finca postes que te guiem,
presta atenção na vereda, no caminho por onde passaste; regressa, ó virgem de
Israel, regressa às tuas cidades.
31.22 Até quando andarás errante, ó filha rebelde?
Porque o SENHOR criou coisa nova na terra: a mulher infiel virá a requestar um
homem.
linda explicaçao. tudo que quero na minha vida.Sou uma Efraim resgatada pelo SENHOR.
ResponderExcluirQue bom então. Deus seja louvado por Sua graça manifestada em Sua vida.
ResponderExcluirQue bom então. Deus seja louvado por Sua graça manifestada em Sua vida.
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